Renata Bueno: Queda do governo na Itália chama novas eleições

Após as forças políticas de centro-direita e o Movimento Cinco Estrelas não se apresentarem para o voto de fiducia nesta última quarta-feira (20), o Primeiro Ministro Mario Draghi pediu sua demissão irrevogável. Na quinta-feira (21), o presidente da República, Sergio Mattarella, assinou a dissolução das Câmaras e convocou as novas eleições.

A crise política, gerada pelo anúncio do até então premiê, já causou tremores nos mercados financeiros. Afinal, queridinho dos investidores, Draghi foi presidente do Banco da Itália (2006 – 2011) e do Banco Central Europeu (2011 – 2019) e é considerado o responsável por salvar a zona do euro na crise de 2012. Sem ele, a Itália perde credibilidade.

Mas o Parlamento Italiano não pode ficar muito tempo sem uma liderança – o atual cenário europeu de guerra e inflação histórica não permite. Devido aos cortes russos e movimentos chantagistas ao bloco da União Europeia, a Itália precisa de um líder capaz de driblar, principalmente, o aumento no valor dos combustíveis, do gás natural e dos grãos, como o trigo.

A única alternativa agora é nos prepararmos para as novas eleições, que vão acontecer no dia 25 de setembro, único dia possível de acordo com as regras italianas, que permitem um máximo de 70 dias a partir do dia da dissolução, mas também um mínimo de 60 para que seja possível realizar as complexas operações de apresentação das listas de candidatos e efetivar uma campanha eleitoral justa.

Será a primeira eleição nacional de outono em mais de um século na Itália, época do ano normalmente destinada à aprovação da lei orçamentária no parlamento. A probabilidade é que seja uma campanha turbulenta. Além disso, enfrentaremos as eleições com uma novidade: a redução do número de deputados e senadores no parlamento, aprovada com referendo em setembro de 2020.

Para nós, italianos que vivem na América do Sul, isso significa quase 50% das cadeiras cortadas, com possibilidade de eleição de apenas dois representantes para a Câmara dos Deputados e um para o Senado. Com a redução, é papel dos eleitores fazer valer seus direitos, votando e garantindo a representatividade italiana mundial. Uma batalha que está apenas começando, mas que estou disposta a lutar.

Renata Bueno é advogada internacionalista e política brasileira. Foi eleita vereadora de Curitiba (PR) pelo Cidadania no ano de 2009 e, mais tarde, entre 2013 e 2018, atuou como deputada do Parlamento da República Italiana pela União Sul-Americana dos Emigrantes Italianos. Agora, é pré-candidata ao Parlamento Italiano nas eleições de 2022.

Leia também

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Pauta conservadora avança no Congresso

NAS ENTRELINHASPano de fundo é a sucessão dos presidentes...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!