Com relatório e votos do Cidadania, Câmara aprova piso nacional da Enfermagem

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (4) projeto de Lei que estabelece um piso nacional para profissionais da Enfermagem.

Com parecer elaborado pela deputada Carmen Zanotto (SC), que também é enfermeira, o texto recebeu votos favoráveis de 449 parlamentares. Apenas 12 deputados foram contrários à matéria.

A bancada do Cidadania votou em peso a favor da proposta.

Zanotto foi uma das principais articuladoras para que o piso da Enfermagem pudesse ser votado na Câmara nesta semana. Foi escolhida pelo presidente da Casa para relatar o tema.

O dia foi de intensas negociações. Depois de várias reuniões, a parlamentar apresentou um relatório que contempla enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.

Em seu parecer, a parlamentar destacou a importância da matéria para a categoria.

“É inquestionável a relevância dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiros na promoção, manutenção e recuperação do povo brasileiro. A grande melhoria dos indicadores da saúde, auferidos nas últimas décadas, decorre em muito da atuação destes profissionais”, diz um dos trechos do documento.

O líder da bancada, Alex Manente (SP), ao orientar o voto favorável à proposta, fez uma homenagem à relatora e disse que aprovar o texto é um gesto nobre.

“Aqui nosso reconhecimento: nós do Cidadania temos orgulho de ter a Carmen no nosso partido. Quero parabenizar todos os profissionais da Enfermagem, que de maneira ordeira, exigiu que essa pauta estivesse sendo votada hoje. Essa Casa tem, sim, responsabilidade com o Orçamento tanto é que existe um grupo trabalhando as fontes de recursos para esse aumento. E temos responsabilidades com estes profissionais que têm um dom que é o de cuidar das pessoas no momento em que elas mais precisam”, destacou.

O deputado Daniel Coelho (PE) também se manifestou sobre a votação.

“Essa é uma matéria que pertence à saúde pública brasileira. Pertence a categorias que são extremamente importantes para a nossa população. Quanto menos a gente politizar melhor para a gente ter um bom resultado. Esse é o momento de união em torno de uma categoria e não há espaço para uma disputa política”, disse.

Mais cedo o deputado Arnaldo Jardim (SP) também havia comentado a importância de aprovar o piso nacional da Enfermagem.

“Uma reivindicação justa nesta semana da Enfermagem para votar aquilo que é o reconhecimento de uma profissão tão importante. É premiar e festejar a Enfermagem”, afirmou.

A deputada Paula Belmonte (DF) lembrou da atuação dos profissionais durante a pandemia da Covid-19.

“Os enfermeiros merecem o reconhecimento de todos os brasileiros, principalmente em um momento de pandemia. Precisamos garantir dignidade e valorização as esses profissionais”, disse.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!