Governo pode destruir cadeia produtiva dos biocombustíveis no Brasil, alerta Arnaldo Jardim

Alto escalão da Esplanada se reúne nesta quinta (7) para decidir sobre importação de biodiesel

O coordenador da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), fez nesta quarta-feira (6) um alerta sobre o risco de uma iminente decisão do governo federal que afetará toda a cadeia produtiva dos biocombustíveis no país.

O parlamentar se refere à reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), marcada para amanhã (7), que deve votar resolução para permitir a importação de biodiesel. O Conselho é formado pelo alto escalão da Esplanada e tem como presidente o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Jardim explica que abrir o mercado nacional para produtos importados não garante queda no preço final, além disso, a medida desorganizará um setor bastante organizado que reúne, inclusive, produtores ligados à agricultura familiar.

“Essas medidas afetarão, fatalmente, o cerne de um dos programas mais importantes do ponto de vista ambiental, social e econômico do Brasil, que é toda a cadeia produtora dos biocombustíveis”, adverte.

O deputado chama a atenção para um outro item da pauta do CNPE que deve alterar o selo combustível social. Para permitir a entrada de biodiesel importado, é preciso mexer no selo combustível, que é um programa doméstico que visa a dar assistência técnica à agricultura familiar que vende a matéria-prima. O produto importado não segue essas normas.

“Seria extremamente danoso para milhares de produtores rurais retirar essa exigência”, afirma Jardim.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!