Agora é pra valer: PSDB e Cidadania entram com pedido de registro da federação em cartório

Pelo Estatuto, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, e o presidente do Cidadania, Roberto Freire, serão, respectivamente, presidente e vice-presidente da federação

PSDB e Cidadania deram entrada no início da tarde desta sexta-feira (1º) com o pedido de registro, em cartório, da Federação entre os dois partidos, passo necessário para a homologação junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Pelo Estatuto, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, e o presidente do Cidadania, Roberto Freire, serão, respectivamente, presidente e vice-presidente da federação.

“O PSDB é um partido que tem um projeto de país. Um projeto reconhecido pela população, que lideramos talvez no melhor momento da nova República. Nós entendemos que essa composição aponta para o futuro, não é uma questão de cláusula de desempenho. São dois partidos que têm um histórico de alianças e compromisso com o Brasil”, defende Araújo.

“Quem vencer as eleições de outubro terá de ter um projeto sólido para o Brasil dos próximos anos e capacidade de execução e articulação. Temos um país hoje muito empobrecido, alto índice de desemprego, inflação no limite do descontrole, fragilizado do ponto de vista das instituições e isolado internacionalmente. Será preciso um grande esforço para colocar o país nos eixos”, avalia Freire.

O presidente do Cidadania ressalta ainda que a parceria vai além das eleições de outubro e mira a refundação da social-democracia no Brasil.

“Uma refundação com liberais sociais e ambientalistas, para oferecer ao país um projeto alternativo de desenvolvimento social e econômico, que tenha a sustentabilidade como eixo e a inovação como norte. Um projeto que coloque o Brasil no século 21, resgatando os brasileiros da fome e do desemprego”, afirma.

“Havia expectativa de diversos atores políticos e sociais sobre essa composição, que, uma vez formalizada, dá segurança aos que pretendem disputar a eleição de outubro, ajudando a construir o centro democrático, uma terceira via, como gostam de chamar, entre Lula e Bolsonaro. A federação tem esse caráter. Reforça esse campo ao qual podem se juntar, numa coligação majoritária nacional, forças como MDB e União Brasil. É um passo concreto nesse sentido”, completa.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!