Bernardo Mello Franco: Boric seria eleito no Brasil?

A esquerda brasileira está encantada com Gabriel Boric. A posse do presidente do Chile foi festejada como um sinal de novos ventos na América Latina. Mas o fenômeno que o levou ao poder dificilmente se repetiria por aqui.

Ex-líder estudantil, Boric foi eleito aos 35 anos, idade mínima para disputar a Presidência no Chile e no Brasil. Aqui o campo progressista vai às urnas com dois veteranos. Ciro Gomes tem 64 anos. Está na quarta tentativa de chegar ao Planalto. Lula tem 76. Será candidato pela sexta vez.

A renovação chilena não se limita à mudança geracional. Boric se elegeu com bandeiras que mobilizam os jovens, como o feminismo, a defesa dos povos indígenas e o aumento da participação popular.

Seu discurso pela igualdade de gênero se refletiu na montagem do governo. Dos 24 ministros recém-empossados, 14 são mulheres. Isso representa 58% do novo gabinete, uma marca inimaginável no Brasil.

Dilma Rousseff tomou posse com nove ministras, que equivaliam a 24% da Esplanada. Depois disso, a participação feminina só encolheu. Michel Temer conseguiu montar um governo sem nenhuma mulher no primeiro escalão. Jair Bolsonaro escalou duas, que somavam míseros 9% da equipe.

O gabinete de Boric tem outras novidades bem-vindas. Sua ministra da Defesa chama-se Maya Fernández Allende. Comandará as Forças Armadas que provocaram a queda e a morte de seu avô no golpe de 1973.

Na cerimônia de posse, o novo presidente quebrou o protocolo para reverenciar a estátua de Salvador Allende em frente ao Palácio de La Moneda. Terminou o discurso repetindo palavras do antecessor.

A festa reuniu quase toda a esquerda latino-americana, mas Boric fez questão de excluir sua banda autoritária. Os líderes de Cuba, Venezuela e Nicarágua ficaram fora da lista de convidados.

Um bom começo não é garantia de um bom governo. O jovem presidente assumiu um país com muitos desafios e terá que se virar sem maioria no Congresso. Apesar da inexperiência, ele parece conhecer os perigos que podem transformar esperança em decepção.

Na segunda-feira, Boric disse torcer pela vitória de Lula no Brasil. Mas emendou que espera “aprender” com os erros do PT, citando os escândalos de corrupção que o partido insiste em negar. (O Globo – 16/03/2022)

Leia também

Com o Congresso, tudo; sem o Congresso, nada

NAS ENTRELINHASUm passeio pela história serve para reflexão sobre...

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!