Marcelo Cordeiro: 100 anos do PCB

Em sua longa trajetória através da História são muitas as contribuições do PCB às conquistas democráticas do povo brasileiro. Destaco as que vivi e testemunhei. São exatamente aquelas que perduram até os nossos dias e que estão inscritas no texto da mais longeva e criativa das Constituições republicanas do nosso país.

O tempo tem se encarregado de reconhecer o quanto foi necessário e imprescindível a união das correntes democráticas e o movimento por elas deflagrado para, enfrentando tantos percalços e obstáculos, derrotar a Ditadura e conduzir a Nação ao porto seguro da Democracia, que bem ou mal, desfrutamos nos dias atuais.

Não faltam ameaças hoje, contudo, a que as liberdades sejam canceladas, assim como não faltaram no passado recente os que, ainda que animados por nobres sentimentos, tentaram levar a nação brasileira pelos caminhos da aventura e do desespero.

O PCB portou-se com sabedoria e firmeza e revelou-se uma força política eficiente e destemida na difícil tarefa de cimentar e manter unido o conjunto cada vez mais expressivo das diferentes camadas sociais do país, isolando o regime repressivo e sufocante, conquistando passo a passo, da anistia à Constituinte, o continente das liberdades.

Saúdo o autêntico partido dos trabalhadores brasileiros ao completar um século de sua fundação, fiel à democracia como valor universal, à equidade social como objetivo fundamental da sociedade e o ideal de um mundo de paz e prosperidade.

*Marcelo Cordeiro foi deputado federal e Primeiro Secretário da Assembleia Nacional Constituinte

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment