“Esta Casa precisa, com urgência, encontrar solução. Os pacientes estão sendo prejudicados pela falta de recursos”, disse a parlamentar
A falta de recursos para importar insumos necessários à produção de radiofármacos que são aplicados no diagnóstico e tratamento do câncer será debatida pela Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pela autora do pedido de audiência pública, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).
“A situação é grave e merece atenção desta Casa, que precisa, com urgência, encontrar uma solução para que o tratamento de milhões de pacientes não seja interrompido por falta de recursos”, alertou a parlamentar.
De acordo com reportagem da CNN, o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), afirmou que desde esta segunda-feira (20) já se registra desabastecimento de insumos.
Carmen Zanotto pediu ainda agilidade para a votação de projeto que prevê liberação de crédito suplementar para o MCTI, que sofreu um corte de mais de R$ 70 milhões em seu orçamento.
Participação
A oitiva deverá contar com a participação de representantes dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações, da Economia e da Saúde; e da Sociedade de Medicina Brasileira de Medicina Nuclear.