Conselho de Ética marca sustentação oral e oitiva de testemunhas de Fernando Cury

Em reunião virtual realizada na noite desta quarta-feira (1), por meio da Plataforma Somos 23, o Conselho de Ética Nacional do Cidadania definiu o rito para a oitiva das testemunhas indicadas pelo deputado estadual Fernando Cury (SP), afastado do partido, no procedimento disciplinar a que responde sob acusação de ter apalpado a colega de Assembleia Legislativa Isa Penna (PSol-SP).

Em razão do feriado, elas foram marcadas para o dia 14 de setembro, mesma data em que o parlamentar também fará sua sustentação oral. Ele já foi notificado. A retomada do procedimento com as oitivas ocorre após sentença favorável da 20ª Vara Cível de Brasília, da qual o Cidadania decidiu não recorrer a fim de permitir a continuidade dos trabalhos.

Cury – ou um advogado indicado por ele – terá direito à palavra por 20 minutos, quando poderá se defender novamente dos fatos flagrados pelas câmeras da TV Alesp. Cada uma das oito testemunhas indicadas na defesa escrita do deputado terá direito a 10 minutos de exposição e poderá ser interrogada pelos integrantes do Conselho de Ética.

Como lembrou o presidente do colegiado, Alisson Micoski, esses foram os dois únicos pleitos de Cury atendidos pelo juízo. O processo segue praticamente de onde havia sido interrompido. “De todos os requerimentos apresentados na inicial, ele somente teve êxito nos pedidos de defesa oral e oitiva das testemunhas. Com isso, o procedimento deve ser ágil”, explicou.

Relembre o caso no vídeo abaixo do portal de notícias UOL:

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!