Rogério Baptistini: No Sete de Setembro, a soberania popular não se mede nas ruas

Às vésperas de completar o segundo século como nação independente, em setembro de 2022, o Brasil revive o brado daqueles anos longínquos do século XIX: “Às armas, cidadãos! É tempo. Às armas…” (CARVALHO, BASTOS, BASILE, 2012). A diferença é que, hoje, não se trata de libertar os nacionais dos desígnios que lhe são impostos por um outro, estrangeiro, situado além-mar. O que se quer é promover, pelo uso da força, uma ruptura com a própria história de constituição da cidadania brasileira e reviver um passado idealizado.

A retrotopia (BAUMAN, 2017) que anima os ressentidos é manipulada por espertalhões que fazem do governo o instrumento para a imposição do domínio de um grupo. Para este, os ideais independentistas constituem bravata, pois o que se almeja é a vida de cortesão, na qual o Estado deve servir à camada dominante, ao seu desfrute exclusivo. O povo, de verde e amarelo e gesto de arma com o indicador e o polegar, embarcou numa jornada de otários, enquanto o peculato praticado por vereadores e deputados obscuros ganhou a dimensão de negócio federal.

É triste observar que há similitude entre os valentes de hoje e os parasitas da colônia empobrecida de 1800. Naquela época, por ocasião da transmigração da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, fugida da ameaça napoleônica, denunciava o jornalista Hipólito José da Costa que muitos comiam à custa do Estado e nada faziam para o bem do povo (FAORO, 1989). Hoje, igualmente, o grupo no poder amplia a sua base de sustentação e sobrevivência política ao custo do orçamento da União, numa transação nada republicana e, portanto, nem um pouco programática com o chamado Centrão. Enquanto isso, a fome assola os lares brasileiros.

E é exatamente a imprensa profissional que incomoda o grupo governante. No período da independência política, outra era a noção de público e outros os meios para divulgar a informação. Os panfletos circulavam conjurando à revolta. Hoje, o grupo no poder se vale dos novos meios de comunicação eletrônica, das redes sociais, para semear o caos e a desinformação. Sua arma é a mentira sistemática e o apelo emocional, para o que conta com aliados poderosos travestidos de guias espirituais em púlpitos físicos e virtuais.

Numa sociedade como a brasileira, carente de reformas estruturais para enfrentar os desafios do capitalismo financeiro e globalizado, a pauta modernizadora oferecida pelo douto da fazenda nada mais é do que um pacote de volta ao passado. Um certo tipo de convencionalismo mercantil sob retórica ultraliberal. Concessões e privilégios para quem enxerga a terra como uma conquista a usufruir e o povo como um insumo elástico, portanto, de custo baixo.

Neste mundo de coisas tortas, no qual o passado insiste em retornar, o Sete de Setembro de 2021, antecessor do bicentenário, simboliza a agonia de uma estrutura que, mascarada, sobreviveu aos séculos. O presidente, seus ministros e sua base de apoio são a face atual de um fenômeno que desgraça a sociedade política e pode levar, mais uma vez, à violência nas ruas. O velho patrimonialismo, renovado no discurso, continua a arruinar a nação e a corroer a democracia. Pela direita e pela esquerda, as conquistas de 1988 quedam-se ameaçadas.

A soberania popular não estará em medição nas ruas nesta terça-feira, como grita o desvairado do Planalto. O seu fundamento está impresso no texto constitucional e a sua defesa depende dos homens e da operação das instituições da República. Todo o resto é aventura e conduz ao despotismo e às autocracias que inundam o cemitério da história. (Blog Horizontes Democráticos)

Rogério Baptistini

Referências
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. 1ª ed.. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2017.
CARVALHO, José Murilo de; BASTOS, Lúcia; BASILE, Marcello (orgs.). Às armas, cidadãos! — Panfletos manuscritos da independência do Brasil (1820-1823). 1a ed.. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte : Editora UFMG, 2012.
FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 2 volumes. 8ª ed.. São Paulo: Ed. Globo, 1989.

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!