O presidente Nacional do Cidadania, Roberto Freire, divulgou nota oficial na tarde desta sexta-feira (18) em homenagem ao aniversário de 90 anos do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (FHC). Freire elogia o brilhantismo intelectual, a ousadia política e as contribuições de FHC como ministro da Fazenda de Itamar Franco e à frente do Palácio do Planalto para um Brasil mais moderno e socialmente justo.
Leia abaixo:
Nota oficial
90 anos de FHC: Um homem de visão sempre avançada e progressista
O Cidadania celebra os 90 anos de Fernando Henrique Cardoso. A lucidez e a invejável capacidade de analisar e contribuir para o debate público com que o ex-presidente completa nove décadas de vida inspiram todos nós a seguirmos na luta por um país mais justo e que aponte para o futuro. Um intelectual com imensos serviços prestados à academia, ao entendimento de nossos problemas sociais, à discussão da questão racial no Brasil e à democracia, na oposição à ditadura militar.
Como ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e, posteriormente, presidente da República, tirou o país de uma eterna crise econômica, de inflação estratosférica e futuro imprevisível, para inseri-lo na modernidade, profissionalizando a gestão, sem perder de vista a necessária inclusão social. Um dos maiores presidentes que o país ja teve, com plena consciência de seu papel histórico, garantiu uma transição segura e civilizada a seu sucessor, ainda hoje um marco republicano no país. Fora do Palácio do Planalto, se dedicou a colocar o Brasil na fronteira do conhecimento.
Trouxe para cá as discussões mais relevantes ocorrendo no mundo sobre a vida em sociedade. Foi sua ousadia intelectual, aos 80 anos, que colocou em debate amplo e aberto no país uma guerra às drogas que não tem produzido senão insegurança, violência, racismo e morte de policiais e cidadãos civis. Independentemente de suas posições políticas e das divergências que com ele possamos ter, é indiscutível que sua atuação honra o Brasil e os brasileiros. Que continue a iluminar a cena pública e apontar caminhos.
Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania