Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a secretária Nacional de Mulheres e dirigente do Cidadania, Juliet Mattos, o vereador Bruno Cunha, do Cidadania de Blumenau (SC), e o presidente da Juventude 23 do Rio de Janeiro, Felipe Carlos, lançam uma articulação para criar o setorial de Direitos dos Animais e Sustentabilidade do partido. As discussões serão conduzidas no grupo criado para a área na plataforma Somos Cidadania.
“Sustentabilidade é uma bandeira do partido e queremos fortalecer e orientar nossa ação política nessa direção. Não existe desenvolvimento sem proteção ao Meio Ambiente. A Amazônia é um ativo riquíssimo do país, que, neste governo, foi privatizada por interesses particulares e escusos. A floresta está sendo destruída em benefício de uns poucos e em prejuízo de todos os brasileiros”, explica Juliet.
Advogado e professor universitário, Bruno, autor de leis de proteção aos animais que viraram referência em diversas cidades, diz que a criação do colegiado será um reconhecimento do Cidadania sobre a importância do tema.
“É uma realidade contemporânea, alinhada aos novos modelos familiares e vivenciais. É necessário discutir as ações e comportamentos da espécie humana, considerando também conflitos éticos e morais com outros seres vivos”, sustenta.
Outro aspecto importante da criação da Secretaria, ressalta Felipe Carlos, será alinhar o partido a pautas que são de especial interesse da juventude e que apontam para o futuro.
“Entendo que as juventudes precisem ser protagonistas no debate sobre a transição verde e as mudanças climáticas. Têm uma visão de mundo mais coerente com as questões que a realidade nos impõe e precisam ser ouvidas. Que esta articulação torne o Cidadania um ambiente mais receptivo em relação às demandas e mais vocal pelas causas dos direitos dos animais e da sustentabilidade”, defende.
Essa conexão também é destacada por Juliet, segundo quem, o grupo por trás da iniciativa avalia que uma Secretaria Nacional de Direitos dos Animais e Sustentabilidade dará maior consequência aos debates e posicionamentos do partido, além de facilitar as articulações entre militância, dirigentes e lideranças eleitas pelo Cidadania.
Todo o partido está convidado a participar do processo. Basta acessar a plataforma Somos Cidadania e procurar pelo grupo da área. A primeira reunião para discutir a criação do colegiado será agendada a partir da resposta dos interessados.