Cidadania vai criar Secretaria Nacional de Direitos dos Animais e Sustentabilidade


Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a secretária Nacional de Mulheres e dirigente do Cidadania, Juliet Mattos, o vereador Bruno Cunha, do Cidadania de Blumenau (SC), e o presidente da Juventude 23 do Rio de Janeiro, Felipe Carlos, lançam uma articulação para criar o setorial de Direitos dos Animais e Sustentabilidade do partido. As discussões serão conduzidas no grupo criado para a área na plataforma Somos Cidadania.

“Sustentabilidade é uma bandeira do partido e queremos fortalecer e orientar nossa ação política nessa direção. Não existe desenvolvimento sem proteção ao Meio Ambiente. A Amazônia é um ativo riquíssimo do país, que, neste governo, foi privatizada por interesses particulares e escusos. A floresta está sendo destruída em benefício de uns poucos e em prejuízo de todos os brasileiros”, explica Juliet.

Advogado e professor universitário, Bruno, autor de leis de proteção aos animais que viraram referência em diversas cidades, diz que a criação do colegiado será um reconhecimento do Cidadania sobre a importância do tema.

“É uma realidade contemporânea, alinhada aos novos modelos familiares e vivenciais. É  necessário discutir as ações e comportamentos da espécie humana, considerando também conflitos éticos e morais com outros seres vivos”, sustenta.

Outro aspecto importante da criação da Secretaria, ressalta Felipe Carlos, será alinhar o partido a pautas que são de especial interesse da juventude e que apontam para o futuro.

“Entendo que as juventudes precisem ser protagonistas no debate sobre a transição verde e as mudanças climáticas. Têm uma visão de mundo mais coerente com as questões que a realidade nos impõe e precisam ser ouvidas. Que esta articulação torne o Cidadania um ambiente mais receptivo em relação às demandas e mais vocal pelas causas dos direitos dos animais e da sustentabilidade”, defende.

Essa conexão também é destacada por Juliet, segundo quem, o grupo por trás da iniciativa avalia que uma Secretaria Nacional de Direitos dos Animais e Sustentabilidade dará maior consequência aos debates e posicionamentos do partido, além de facilitar as articulações entre militância, dirigentes e lideranças eleitas pelo Cidadania.

Todo o partido está convidado a participar do processo. Basta acessar a plataforma Somos Cidadania e procurar pelo grupo da área. A primeira reunião para discutir a criação do colegiado será agendada a partir da resposta dos interessados.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!