Alisson Micoski – O Compromisso do Cidadania é com o Estado Democrático de Direito e o combate ao negacionismo!

Desde o ano passado, nacionalmente, o Cidadania vem renovando seu compromisso como oposição propositiva, sem abrir mão de lutar contra a onda negacionista que vem impregnando o combate à Pandemia da Covid-19. E, no começo deste ano, após a decisão do Diretório Nacional apoiando o instrumento do Impeachment em desfavor do Presidente da República, Jair Bolsonaro, o Partido em Santa Catarina discutiu essa posição. E definiu que aqueles que tiverem intenção de disputar vagas eletivas em 2022, devem ser alertados de que o Cidadania não estará com o atual Chefe do Poder Executivo Federal, tampouco no Estado catarinense.

A história não se apaga. A ela, podem, ao longo do tempo, ser agregados novos valores, pode até ser reestudada, porém, há de se ter o respeito por todos aqueles que militaram nestas fileiras. E, a seu tempo, defenderam suas convicções. Não abriram mão dos valores universais que até hoje acompanham o nosso Partido, o Cidadania, que é sucessor do PCB, Partido Comunista Brasileiro, criado em 1922, posteriormente sucedido pelo Partido Popular Socialista, PPS.

Orgulho de milhares de pessoas que têm uma visão humanista e vanguardista (principalmente pela opção democrática em detrimento da decisão de outras forças de esquerda de seguir para o enfrentamento armado). Portanto, mandatários e dirigentes, e a porção mais cara do Partido, que são os seus filiados, precisam conhecê-la.

Em tempo, nossa agremiação é plural, todos são bem-vindos. Da mesma forma, no entanto, que se respeitam pensamentos mais alinhados ao conservadorismo e ao liberalismo – não é o caso de pessoas que seguem o messianismo de Bolsonaro e muito menos o culto a Lula -, há que se respeitar também todos aqueles que têm pensamentos progressistas à esquerda.

Deixo essa reflexão a cada companheira e companheiro filiado (a) ao Cidadania para que eles ponderem sobre qual caminho desejam trilhar, pois podem não partilhar de toda nossa história e dos fundamentos esculpidos em nossa Carta de Princípios, notadamente nos Artigos 2º a 5º do nosso Estatuto. Vejamos:

Ar. 2º – O CIDADANIA desenvolve suas atividades em âmbito nacional, tendo por fundamentos o regime participativo, representativo e democrático, baseado no pluralismo político, na transparência como mecanismo de controle social e no protagonismo da sociedade civil e seus movimentos, assim como na garantia e na defesa da liberdade e dos demais direitos fundamentais da pessoa humana.

Art. 3º – O CIDADANIA defende o Estado laico e se dedica a promover igualdade de oportunidades para todos os que residem no Brasil, independentemente da nacionalidade, a combater as diferentes formas de preconceito e discriminação, afirmando o compromisso com a participação cidadã de todos os segmentos da sociedade, incluindo mulheres, negros, indígenas, LGBTI+, pessoas com deficiência, idosos e jovens.

Art. 4º – O CIDADANIA se compromete com o combate à pobreza e às desigualdades sociais, com o acesso universal à educação como principal vetor da cidadania, com a responsabilidade fiscal e com a sustentabilidade, nas suas dimensões econômica, ambiental e social.

Art. 5º – No plano internacional, o CIDADANIA reafirma o seu compromisso com a defesa da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de resoluções pacíficas para conflitos mundiais, da autodeterminação dos povos e do fortalecimento da ONU e de outros fóruns e instituições internacionais multilaterais.

Somos Cidadania! Defeções dos extremos da política nacional precisam ser democraticamente combatidas nas hostes partidárias. Precisamos refutar a participação destes nas mais diversas instâncias partidárias!

Alisson Luiz Micoski
Secretário de Comunicação do Cidadania-SC

SomosCidadania #SantaCatarina

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Congresso Estadual do Cidadania no Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!