Mulheres do Cidadania manifestam apoio a Baleia Rossi

Os movimentos de Mulheres do Cidadania, PSDB, MDB, DEM, PSB, PT, Rede, PDT, PV e PCdoB lançaram manifesto na noite deste domingo (31) em apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à Presidência da Câmara dos Deputados. O documento foi elaborado pela secretária Nacional de Mulheres do Cidadania, Juliet Matos, em parceria com Anne Karoline, secretária Nacional de Mulheres do PT, com contribuições dos demais 9 partidos que compõem a frente ampla de apoio a Rossi.

Elas se reuniram no mesmo dia com o candidato para a entrega do manifesto. Rossi recebeu o documento das deputadas federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Benedita da Silva (PT-RJ), que reforçaram a importância de aumentar a participação feminina na política, combater a violência política de gênero, dentro e fora do Parlamento, e defender os direitos das mulheres.

No documento, elas apontam a necessidade de defesa da democracia, motivo pelo qual se uniram em prol do candidato que tem como compromisso a independência do Legislativo. Citam o trabalho fundamental do Congresso para levar à população o auxílio emergencial, diante na inoperância do governo, que acentuou as desigualdades sociais, aumentou a crise econômica, o desemprego, a violência doméstica e levou o país a uma crise generalizada de desabastecimento de insumos básicos da Saúde.

As lideranças femininas também lembram que a pandemia afetou mais significativamente as mulheres que, com escolas fechadas, tiveram de cuidar de seus filhos em casa e dar conta do trabalho, quando conseguiram mantê-lo. Com o fim do auxílio emergencial em janeiro, muitas que já estavam na linha da pobreza serão lançadas à condição de pobreza extrema, além de terem que enfrentar situações de violência e feminicídio, que aumentaram com a crise sanitária.

Durante a reunião, Baleia Rossi reafirmou o compromisso com as bandeiras levantadas, como a defesa da reserva de cadeira para mulheres nas câmaras municipais, proporcionalidade nas comissões da Câmara dos Deputados e paridade de gênero nas instâncias partidárias.

Leia abaixo o manifesto:

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!