“Precisamos de todas as vacinas que tiverem segurança e eficácia comprovadas”, disse a deputada Carmen Zanotto (Cidadania/SC) sobre a decisão da empresa Serum Institute, da Índia, de abrir a exportação de imunizantes a todos os países interessados em comprar. O CEO da empresa havia dito, no último domingo (03), que a venda a outros países estava proibida até que os indianos fossem vacinados.
“Iniciar a vacinação no Brasil o mais rápido possível significa proteger a vida de quem está salvando vidas, os trabalhadores da saúde, e também os nossos idosos, nesse primeiro momento”, afirmou Zanotto. A parlamentar ressaltou que na comissão externa que acompanha as ações contra a Covid, da qual a deputada é relatora, vem trabalhando para que o Brasil tenha acesso ao maior número de doses de vacina.
Carmen destacou ainda que o país tem o maior programa de imunização do mundo (PNI), e conta com profissionais qualificados do SUS em cada município. “Precisamos salvar vidas”, disse. A vacina que vem sendo produzida na Índia é a AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. A Anvisa autorizou a Fiocruz a importar dois milhões de doses desse consórcio.