Roberto Freire divulga nota de pesar pelo falecimento de Regis Fratti

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, lamentou nesta quarta-feira (27) a morte do amigo e militante de longa data no Partido Comunista Brasileiro (PCB) Régis Savietto Fratti. “Uma tristeza imensa a passagem desse grande amigo e importante defensor da democracia. Um companheiro com quem mantive estreita relação de amizade e trabalho, especialmente quando coordenou minha campanha a presidente em 1989. Deixamos nosso abraço à sua mulher, às filhas, aos familiares e demais amigos”, disse.

Leia a nota abaixo:

Inesperada perda

O Cidadania23 registra e lamenta a inesperada morte, na madrugada de hoje, em São Paulo, aos 64 anos, do querido companheiro Regis Savietto Fratti, que foi importante combatente pela democracia e pelos direitos sociais, particularmente dos trabalhadores, e um grande militante e dirigente do Partido Comunista Brasileiro, sobretudo no enfrentamento da ditadura implantada em 1964 e no período de retomada do processo democrático, quando retornou do exílio a que fora obrigado, no início dos anos 1970, em Moscou.

Roberto Freire e Régis Fratti (mais à direita) durante debate da campanha eleitoral de 1989

Filho de família comunista, desde muito jovem integrou o PCB. Tendo estudado no Senai, foi metalúrgico da Ford, em Santos, de onde foi demitido quando circulou a notícia da prisão do seu pai pela ditadura militar. Obrigado a exilar-se na capital da antiga União Soviética, integrou-se ao trabalho da equipe do Comitê Central também no exílio, como membro da sua Comissão Executiva e do Secretariado Nacional. No retorno ao Brasil, além de sua atividade partidária, tendo sido um dos coordenadores em São Paulo de nossa campanha à presidência da República, em 1989, ele prestou assessoria à direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, à direção nacional da Força Sindical e do Sindicato Nacional dos Aposentados.

Nos últimos anos de sua vida, era membro da Associação de Baliza do Cavalo e Tambor e escrevia uma coluna para a Rádio Peão Brasil, jornal digital, localizada em Santo André (SP), com foco no mercado de trabalho do país, criado por João Carlos Gonçalves, em 2018.

Nossos fraternos pêsames à sua querida companheira Alice Duarte (que também foi militante do PCB), e às suas duas filhas, Júlia e Bruna, pela irreparável perda do nosso Regis Fratti.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!