Alessandro Vieira pede convocação de ministro da Educação para esclarecer falhas na aplicação do Enem

Um dos argumentos do parlamentar para Milton Ribeiro comparecer ao Senado é o índice recorde de abstenção do exame (Foto: Reprodução/Internet)

O vice-líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (Cidadania-SE), apresentou requerimento (veja aqui) de convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para prestar esclarecimentos no plenário da Casa sobre falhas no planejamento e na logística para a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Um dos argumentos do parlamentar para o comparecimento de Ribeiro no Senado é o índice recorde de abstenção do exame. No primeiro dia da prova, em 17 de janeiro, 51,5% dos alunos inscritos deixaram de fazer a prova em decorrência da lotação da capacidade máxima das salas e falhas de logística. Neste domingo (25), os mesmos problemas voltaram a ser registrados na aplicação de exame e a abstenção atingiu 55,3% do total de candidatos, de acordo com informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Alessandro Vieira diz no requerimento que apesar das dificuldades enfrentadas pelos estudantes para fazer a prova, Milton Ribeiro “classificou a aplicação [da primeira etapa] do Exame como ‘um sucesso’ e ainda atribuiu à mídia a responsabilidade pelo alto número de estudantes ausentes na data do exame”.

“Além disso, apesar Inep ter afirmado sucessivas vezes que as salas teriam ocupação máxima de 50% de sua capacidade, em conformidade com protocolos sanitários, diversos aplicadores do exame relataram terem recebido o plano de sala com ocupação superior à prevista”, disse o senador, para quem o MEC (Ministério da Educação) ‘também não se manifestou de maneira adequada a respeito das implicações decorrentes da enorme taxa de abstenção’.

Alessandro Vieira lembra que o Enem é um importante mecanismo de acesso à educação superior no País, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada ) e do ProUni (Programa Universidade para Todos).

“Para muitos estudantes, esta é ainda a única porta de entrada para o ensino superior”, diz o senador na justificativa do pedido de convocação de Ribeiro para ‘esclarecimentos com a maior brevidade possível’.

Órgão responsável pela aplicação do exame, o Inep contabilizou que dos mais de 5,5 milhões de inscritos no Enem, apenas 2.470.396 compareceram para fazer a prova ontem (24), um recorde histórico de abstenção.

Leia também

Nota de Pesar

Cidadania23O Cidadania manifesta profundo pesar pela morte de Jards...

Após oito encontros regionais, Cidadania RJ mobiliza para Congresso Estadual

A temporada de encontros partidários do Cidadania no estado...

Em Minas, Cidadania realiza congressos municipais em Betim e Santa Luzia

O Cidadania23 realizou neste fim de semana dois importantes...

Cidadania encerra ciclo de congressos municipais em Duque de Caxias

O Congresso Municipal do Cidadania em Duque de Caxias,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!