O Congresso Nacional estará iluminado com a cor laranja, no período de 16 a 31 de dezembro, em apoio ao Dezembro Laranja – campanha nacional de conscientização e prevenção do câncer de pele. A solicitação de iluminação foi encaminhada pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-RR).
“Iluminar prédios públicos e monumentos não tem importância apenas simbólica, sabemos que a prevenção realmente é a primeira e maior arma contra o câncer”, lembra a deputada Carmen Zanotto, presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde.
Criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o movimento alerta a população para a prevenção e o diagnóstico do tipo de câncer mais comum no país e no mundo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos de vida mais saudáveis.
Os fatores de risco para o câncer de pele são exposições prolongadas e repetidas ao sol, principalmente na infância e na adolescência, ter pele e olhos claros ou ser albino, e ter histórico familiar de câncer de pele.
Conforme pesquisas do Inca (Instituto do Câncer), os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são: os cânceres de pele, próstata, mama, cólon e reto, pulmão e de estômago.
(Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)