Em carta pública, Arnaldo Jardim destaca avanços do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Líder do Cidadania na Câmara diz que, ao aprovar a proposta, Congresso contribui para a solução de questões como efeito estufa, desmatamento ilegal, queimadas e poluição do solo e dos rios

Leia abaixo o documento assinado pelo líder do Cidadania na Câmara, deputado Arnaldo Jardim (SP), que relatou na Casa o projeto que instituiu a PSA:

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) agora é uma realidade. Acabamos de aprovar o Projeto de Lei 312/2015, que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, de autoria dos deputados Rubens Bueno e Arnaldo Jordy. 

Tive a honra de ter sido designado relator da matéria na Câmara dos Deputados e, a partir de agora, dispomos de uma legislação que reconhece e, principalmente, “remunera” as ações em prol da preservação de áreas com vegetação nativa.

A legislação ambiental brasileira, que é detalhada, abrangente e rigorosa, necessitava de uma complementariedade, pois a preservação ambiental terá maior eficácia quando se utiliza políticas de incentivo.  A Politica Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais criou exatamente esse estímulo, por meio da recompensa.

A legislação que aprovamos traz instrumentos importantes como a Contrato de Pagamento por Serviços Ambientais, que dará segurança jurídica ao acordo entre as partes; o Cadastro Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (CNPSA), ondeserão cadastradas todas as áreas contratadas; e o Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais (PFPSA), que será implementado pelo Governo Federal, tendo como prioridade os agricultores familiares e os empreendedores familiares rurais.

Além disso, garantimos que os valores percebidos pelo provedor sejam isentos do IR, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o PIS/PASEP ou da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). E mais, que as receitas oriundas da cobrança pelo uso dos recursos hídricos sejam aplicadas na bacia hidrográfica de origem, beneficiando o “Produtor de Água”.

Negociações com a Frente Parlamentar da Agropecuária e com a Frente Ambientalista trouxeram ainda mais avanços:

– o Pagamento de Serviços Ambientais poderá ser feita em áreas de APP e Reserva Legal, desde que aplicado, preferencialmente, em bacias hidrográficas consideradas críticas para o abastecimento público de água;

– o órgão gestor poderá estabelecer parcerias com cooperativas, associações civis e outras formas associativas que permitam dar escala às ações de PSA;

– eliminamos a vedação do duplo pagamento, com recursos públicos, por serviços ambientais provenientes de uma mesma área;

– excluímos a exigência da inscrição no CAR das áreas de  territórios quilombolas, terras indígenas e unidades de conservação.

Com a aprovação deste projeto, o Congresso Nacional contribui para a solução de questões ambientais importantes como a emissão de gases do efeito estufa, o desmatamento ilegal, as queimadas, a poluição do solo e dos rios, atendendo ao anseio da sociedade brasileira e dando um exemplo para o mundo.

Leia a abaixo a matéria sobre a aprovação da proposta:

Projeto que institui Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais vai à sanção

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!