Roberto Freire vê possibilidade de candidatura coletiva antirracismo pelo Cidadania

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, elogiou na noite desta segunda-feira (10) a iniciativa do partido no Rio de Janeiro de lançar uma pré-candidatura temática e coletiva na disputa por uma vaga de vereador nas eleições de novembro. Na avaliação dele, o modelo da chamada Bancada do Livro é inovador e difere de tentativas semelhantes porque o coletivo foi formado com objetivo de defender um conjunto específico de ideias. 

“Antes, em outros partidos, era apenas o fracionamento de uma unidade, porque eram alguns do mesmo partido que se juntavam e se autodenominavam um coletivo. Agora, vieram para o Cidadania pessoas que se juntaram em torno de uma temática para a disputa”, argumentou, em live com pré-candidatos da seção fluminense do partido.

Ele lembro que hoje há bancadas suprapartidárias em atuação no Congresso, mas formadas após as eleições, e citou o exemplo de Frentes Parlamentares como a do Agronegócio e de coletivos informais como a chamada bancada da Bíblia. Freire observou que essa experiência pode servir de exemplo para outras pautas que também levem às urnas a defesa, no mandato, de uma bandeira compartilhada.

“Isso pode começar a surgir em outras áreas, como uma bancada antirracismo. Estive conversando com o Igualdare23 e é algo a se avaliar, pode ser uma boa ideia reunir – e não apenas negros, porque é uma questão de todos – grupos contra o preconceito, o racismo, a xenofobia, pessoas que compartilham essas mesmas bandeiras e esses mesmos ideais”, apontou.

Freire falou das mudanças pelas quais o partido vem passando desde que passou a ser o Cidadania, abrindo-se aos movimentos de renovação política, mas ponderou que os valores de humanismo e solidariedade permanecem presentes. “Queremos criar um espaço em que liberais progressistas e sociais-democratas construam uma organização preocupada com o futuro”, sustentou.

Durante a live, o presidente do Cidadania-RJ, Comte Bittencourt, disse que o partido já tem 1.200 pré-candidatos no Estado, o que vai ao encontro do objetivo de aproximar a legenda da sociedade.

Postagens Recomendadas

Nenhum comentário ainda, mostre que você tem voz!


Adicione um comentário