Documentário brasileiro concorre a melhor produção no Festival Europeu London Lift-Off

O único filme nacional da competição conta as histórias e experiências de Renata Bueno, filiada ao Cidadania (PR) e primeira brasileira a ocupar um cargo de deputada no Parlamento italiano

O London Lift-Off é um Festival de Cinema Europeu qualificado pelo Internet Movie Database (IMDB), hoje pertencente à multinacional Amazon. Desde 2010, o evento busca apoiar cineastas independentes em sua busca pela indústria cinematográfica, com exibições anuais ao vivo em diferentes países da Europa. Nesta edição, devido à pandemia do novo coronavírus, o Festival está acontecendo de forma online, até o próximo domingo (9), permitindo que telespectadores de todo o planeta assistam aos filmes e votem nos seus preferidos.

Como único representante brasileiro na mostra competitiva, o documentário “Viewpoint of Renata Bueno”, escrito e dirigido por Abbadhia Vieira, mostra as diferenças entre os sistemas políticos do Brasil e da Itália, convidando o espectador a uma viagem ao belo centro da cidade de Roma, enquanto aborda temas como humanização, educação, diversidade, civilidade, empreendedorismo e motivação.

“O título é um convite para conhecer a política italiana através das histórias e experiências de Renata Bueno, a primeira brasileira a ocupar um cargo de deputada no Parlamento Italiano”, conta Abaddhia. No decorrer das filmagens, a produtora pôde descobrir que Renata tinha uma forte deficiência física: menos de 50% da visão. Apesar disso, a personagem desenvolveu projetos no campo político na Itália, fora de seu país de origem, o Brasil, com muita atitude e sabedoria.

As cinco produções mais votadas pelo público serão classificadas pelos juízes oficiais da Lift-Off, que irão pontuá-los com base em diversos aspectos. O filme com a maior pontuação geral ganha uma exibição no Pinewood Studios, um dos maiores estúdios cinematográficos britânicos. Para votar, basta acessar o site oficial onde está acontecendo o Festival (https://vimeo.com/ondemand/showcaseextravaganza1) e se inscrever mediante ingresso virtual para a mostra (US 10).

Leia também

Edital de Convocação de Reunião Extraordinária do Diretório Nacional

OFÍCIO Nº 01/PRES.NAC/CIDADANIA/2026. Brasília/DF, 7 de janeiro de 2026. EDITAL DE...

Nota do Cidadania

REGIONAL O Cidadania acompanha com atenção e preocupação o momento...

Nota do Cidadania

MASTERGATE 1º de fevereiro, Av. Paulista, São Paulo O Cidadania vem...

Roberto Freire afirma que Lula não é imbatível e relembra riscos de 2022

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que...

Trump/Monroe e o Big Stick

O caráter ditatorial do regime de Nicolás Maduro sempre...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!