Nota Oficial – Dia Internacional Nelson Mandela

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, divulgou nota oficial, em nome do partido, neste sábado (18), saudando os 102 anos de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e líder dos movimentos contra o Apartheid no país, morto em 2013. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2009 o Dia Internacional Nelson Mandela para celebrar seu legado como líder democrático em prol da igualdade racial e de gênero e pela promoção de uma cultura de paz.

Nota oficial

No aniversário de 102 anos do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o Cidadania celebra seu exemplo de liderança e retidão de caráter que inspira a todos os democratas do mundo, brancos ou negros, homens ou mulheres, não importa em que localização geográfica do globo.

Superou todas as adversidades e monstruosidades do regime de Apartheid, que segregou, violentou e espoliou a população negra naquele país para reerguer a África do Sul como uma única nação através do diálogo e da reconciliação nacional.

Ainda que os ideais de uma sociedade plena de igualdade racial e de gênero não tenham sido ainda alcançados, nos deixou como legado a fé e o trabalho por uma utopia – que mudou seu país e permanece viva a serviço da humanidade – construída ao logo de muita luta e anos como preso político.

Mais de duas décadas – 27 anos – numa prisão realmente arbitrária que dão a verdadeira dimensão de sua vitória, real e moral ao deixá-la, e desse termo – preso político – hoje tão banalizado por cínicos e hipócritas. O poder transformador de suas ações faz de Mandela o maior símbolo dos valores democráticos da história recente. Saudemos sua memória.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Postagens Recomendadas

Nenhum comentário ainda, mostre que você tem voz!


Adicione um comentário