“Não nos parece trapalhada. Cheira a crime de responsabilidade”, diz líder sobre retificação em demissão de ministro

O líder do Cidadania na Câmara, deputado Arnaldo Jardim (SP) disse nesta terça-feira que é preciso investigar com rigor os motivos que levaram o Palácio do Planalto a republicar a exoneração de Abraham Weintraub do cargo de ministro da Educação. Mas a, principio, não vê trapalhada no ato.

O presidente Jair Bolsonaro retificou a data de demissão de Weintraub. Inicialmente publicada no Diário Oficial da União, a saída do ministro só foi oficializada no sábado dia, 20, quando ele já estava nos Estados Unidos.

Com a nova publicação, a exoneração de Abraham Weintraub passa a valer desde sexta-feira, 19.

É a segunda vez no governo Bolsonaro que ocorre esse vai-e-vem no Diário Oficial. Na época, o presidente mandou publicar, em edição extraordinária, a demissão de Maurício Valeixo da diretoria-geral da Polícia Federal sem a assinatura do então ministro da Justiça, Sergio Moro. Isso ocorreu depois que Moro contestou ter dado aval para exonerar Valeixo. Uma versão original do DOU continha a assinatura do então ministro.

“Não nos parece uma simples trapalhada. Cheira a crime de responsabilidade. É preciso destacar que o anúncio da demissão do ministro se deu num dia e apenas 48 horas depois, quando ele já estava em solo americano, onde está proibida a entrada de brasileiros comuns, é que ocorreu a publicação de sua exoneração. A retificação com mudança da validade dessa demissão mostra que algo está muito errado. É preciso apurar com rigor”, cobrou o parlamentar.

O líder do Cidadania lembra ainda que a situação do ministro pode ser contestada nos Estados Unidos.

“Quem chegou lá se declarando ministro de Estado pode, eventualmente, ser responsabilizado por crime de falsidade ideológica. É ruim para a imagem do Brasil”, diz o parlamentar.

Leia também

Geraldinho: A história viva do PPS/CIDADANIA no Paraná

No último Encontro Estadual do Cidadania, realizado em Curitiba,...

Violência policial pôs Tarcísio na berlinda

NAS ENTRELINHAS O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas,...

Prefeitura de Macaé investe em Odontologia e prepara ações para 2025

Joice Trindade - Secom Macaé Macaé tem 60 consultórios odontológicos Pautada...

Fundação Astrojildo Pereira adquire sede própria em região estratégica de Brasília

Instituição, vinculada ao Cidadania 23, foca em formação política,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (06/12/2024)

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!