Cristina Serra: Uma retumbante banana ao STF e ao Brasil

Em um ano e quatro meses na cadeira de ministro da Educação, o que fez Abraham Weintraub? Boneco de ventríloquo de um astrólogo de araque, dedicou-se a atacar os pilares da universidade genuinamente democrática: a inclusão, a diversidade e a autonomia de gestão. Cortou verbas, programas, bolsas de pesquisa. Tentou nomear interventores, iniciativa felizmente anulada.

Antes de escafeder-se na calada da noite, revogou portaria que reservava cotas para negros, índios e portadores de deficiência em cursos de pós-graduação. E deixou no Congresso o mal formulado projeto de lei “Future-se”, que muda a forma de financiamento do ensino superior. Por vício de origem, tal “legado” merece apenas um destino: a lata do lixo.

Weintraub semeou desvarios ideológicos e distorções históricas, como a infame referência à “noite dos cristais”, na Alemanha nazista. De sua boca suja porejaram ofensas, conforme registrado no vídeo da indecorosa reunião do dia 22 de abril: “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”. Como é próprio dos covardes, fugiu para não ter que responder a dois inquéritos na corte.

Weintraub e educação não combinam na mesma frase. Que isso tenha acontecido, nesse desvão da história em que estamos atolados, é uma desonra à memória de gente como Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Paulo Freire, pensadores da educação como forma de emancipação civilizatória.

Em janeiro de 1989, o Brasil parou para assistir ao último capítulo da novela Vale Tudo. Na última cena, um executivo mau caráter fugia do Brasil num jatinho, dando uma banana para o país. A cena me ocorreu quando soube da fuga de Abraham Weintraub para Miami, usando indevidamente a condição de ainda ministro para burlar a proibição da entrada de brasileiros nos EUA. Ao que tudo indica, Weintraub cometeu mais um crime, segundo ele mesmo, com a ajuda de “dezenas” de pessoas. Seus cúmplices. Em seu último ato, Abraham Weintraub deu uma retumbante banana ao STF e ao Brasil. (Folha de S. Paulo – 23/06/2020)

Cristina Serra é jornalista

Leia também

Geraldinho: A história viva do PPS/CIDADANIA no Paraná

No último Encontro Estadual do Cidadania, realizado em Curitiba,...

Violência policial pôs Tarcísio na berlinda

NAS ENTRELINHAS O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas,...

Prefeitura de Macaé investe em Odontologia e prepara ações para 2025

Joice Trindade - Secom Macaé Macaé tem 60 consultórios odontológicos Pautada...

Fundação Astrojildo Pereira adquire sede própria em região estratégica de Brasília

Instituição, vinculada ao Cidadania 23, foca em formação política,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (06/12/2024)

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!