Continuidade do auxilio emergencial pode amenizar “quebradeira geral” nos municípios, diz líder do Cidadania

Arnaldo Jardim volta a defender que o benefício seja estendido e lembra que impacto positivo vai além do social, já que recursos ajudam a movimentar o setor de comércio e serviços locais e elevam a arrecadação

O líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), disse nesta segunda-feira (29) que a prorrogação da renda básica emergencial pode ajudar municípios em regiões mais vulneráveis a atravessar de forma menos aguda a situação de queda na arrecadação, perda essa causada após a decretação da pandemia do coronavírus.

Segundo ele, o caráter social é o principal objetivo do socorro financeiro, mas o pagamento do auxílio também tem impacto direto sobre o setor de comércio e serviços, além de influenciar positivamente na arrecadação em muitas cidades. O benefício de R$ 600 só tem parcela garantida até este mês de junho. O governo apenas sinalizou estender o auxílio, mas ainda não formalizou nenhuma proposta.

“O Estado tem papel decisivo hoje para mudar a situação de famílias que perderam emprego e renda em função da crise, portanto, não há mais tempo para postergar essa medida. Garantir a continuidade do auxilio emergencial amenizará uma eventual quebradeira geral em muito município, que depende agora só deste recurso circulando na economia geral”, explicou o líder do Cidadania.

Arnaldo Jardim lembrou que a bancada é pioneira ao assinar um projeto de Lei que estende por mais três meses o pagamento da renda básica emergencial. E que o partido defende a implantação de um benefício permanente no país.

Fiscalização

O líder também cobrou dos órgãos de Estado fiscalização e punição rigorosa dos responsáveis por eventuais abusos na requisição do auxilio emergencial.

“O benefício foi criado para ajudar quem precisa, portanto, quem fraudou o sistema para receber o dinheiro ou o recebeu indevidamente e não devolveu pode responder criminalmente. Esse recurso é apenas para informais, desempregados, microemprendedores, autônomos, entre outros que, comprovadamente, mostrem que dependam exclusivamente deste socorro financeiro”, alertou o parlamentar.

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!