Cidadania se solidariza com STF após ataques de bolsonaristas à Corte

O presidente Nacional do Cidadania, Roberto Freire, manifestou solidariedade neste domingo (14), em nome do partido, ao Supremo Tribunal Federal, alvo de ataques na noite de sábado (13) perpetrados por bolsonaristas, que, em frente à sede da Corte, em Brasília, soltaram fogos e dirigiram xingamentos e ameaças aos ministros Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandovsky e Gilmar Mendes.

“Patrocinados pelo presidente e por seus asseclas, essa turba de bolsonaristas se comporta como seu chefe, sem um mínimo de dignidade e nenhuma capacidade de entender como funciona uma democracia e como viver em sociedade. A tarefa de interpretar e guardar a Constituição cabe à Corte. Uma meia dúzia de milicianos em busca de holofotes não irá mudar isso”, disse Freire.

Ele elogiou nota publicada hoje pelo presidente do STF, Dias Toffoli, em defesa da instituição.

Leia abaixo o texto de Toffoli.

Nota oficial do Presidente do STF

Infelizmente, na noite de sábado, o Brasil vivenciou mais um ataque ao Supremo Tribunal Federal, que também simboliza um ataque a todas as instituições democraticamente constituídas.

Financiadas ilegalmente, essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado, apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos, Poderes, instituições e sociedade civil, em prol do progresso da nação brasileira.

O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo a sua missão.

Guardião da Constituição, o Supremo Tribunal Federal repudia tais condutas e se socorrerá de todos os remédios, constitucional e legalmente postos, para sua defesa, de seus Ministros e da democracia brasileira.

Ministro Dias Toffoli

Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!