Senado aprova doação de alimentos in natura na pandemia, proposta por Jardim

O Senado aprovou projeto de lei, que já foi chancelado pela Câmara, incentivando doação de alimentos in natura, industrializados ou preparados, durante a emergência sanitária. A matéria quer fazer com que haja doações de alimentos e refeições excedentes, prontas para o consumo. A proposta vai à sanção presidencial.

O líder do Cidadania, que apresentou proposta nesse sentido, que foi apensada ao projeto, disse que “a medida, além de garantir a segurança alimentar, é emergencial, diante da excepcionalidade em que vivemos, para que seja facilitado o acesso à alimentação pela população. Também será dado importante passo para a redução do desperdício de alimentos e, consequentemente, para o combate à fome no Brasil”, disse Jardim.

Ao comemorar a aprovação do projeto, Jardim salientou que o momento é importante, pois, no combate à pandemia, deputados e senadores se pronunciam estimulando a doação de alimentos.

Segundo a proposição, fica afastada a responsabilidade civil e penal das pessoas jurídicas de direito privado que não prestam serviço público que realizarem doação de alimentos a pessoas físicas ou jurídicas. Restaurantes e outros estabelecimentos também ficam autorizados a doar o excedente produzido.

Segundo o líder do Cidadania,  o intuito do projeto é incrementar as doações de alimentos “como meio eficiente para concretizar o direito fundamental à alimentação e, concomitantemente, disseminar o princípio da solidariedade na sociedade civil”.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!