Pandemia: Carmen Zanotto defende aposentadoria especial para os trabalhadores da saúde

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu, nesta terça-feira (19), em reunião da Comissão Externa do Coronavírus, aposentadoria especial, com vencimento integral, para enfermeiros e demais trabalhadores da Saúde que estão na linha de frente da pandemia da Covid-19.

Enfermeira de formação, a relatora da comissão disse que é importante que o Parlamento discuta com urgência as propostas em tramitação que tratam a respeito do assunto.

“É importante que esta Casa comece logo a legislar sobre essa questão para que não haja judicialização. Mesmo que não tenha cumprindo o período de carência, é fundamental, é nosso dever, garantir aposentadoria especial para categorias envolvidas nesta pandemia”, afirmou Zanotto,.

A declaração foi feita durante a audiência “Questões Previdenciárias na Pandemia”, que contou com a participação do presidente do INSS, Leonardo Rolim. A parlamentar falou da exaustiva jornada de trabalho a que são submetidos esses profissionais, cuja situação foi agravada com a pandemia do novo coronavírus.

Pensão por morte

A deputada do Cidadania também defendeu alteração em dispositivos da legislação previdenciária que tratam da aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

“Esses profissionais saem de casa e estão sendo infectados no ambiente de trabalho, na unidade de saúde. Os dados são alarmantes. Até agora, só a enfermagem já contabiliza 140 óbitos. É justo que a pensão por morte também seja integral. Os afastamentos de trabalho também precisam ser analisados neste contexto da pandemia”, alertou Carmen Zanotto.

Leia também

Cidadania 23 celebra Nova Lima como 6ª cidade do Brasil em sustentabilidade fiscal

Reconhecimento nacional destaca gestão responsável e compromisso programático do...

Cidadania elege Gideon Clarindo presidente do partido em Una

Com informações de Eduardo Dias O vereador Professor Gideon Clarindo...

Cidadania de Aracaju convoca Congresso Municipal para outubro

O Diretório Municipal do Partido Cidadania de Aracaju realizará...

Cidadania e PSB debatem nominatas no estado do Rio

Depois de participar de diversos encontros com as representações...

CONVOCAÇÃO – CONGRESSO MUNICIPAL DO CIDADANIA DE Una – Bahia

A comissão provisória do Cidadania do município de Una,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!