Câmara incorpora iniciativa de Arnaldo Jardim e derruba restrições à doação de alimentos

A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (19) projeto de lei oriundo do Senado que incentiva empresas a doarem alimentos e refeições excedentes prontas para o consumo. O líder do Cidadania na Câmara, deputado Arnaldo Jardim (SP), chegou a apresentar uma proposta nesse mesmo sentido que foi apensada à matéria.

O projeto de Jardim visa a garantir a segurança alimentar por meio de estímulo à doação de alimentos in natura, industrializados ou preparados. Pela lei vigente, comerciantes podem ser punidos caso doem excedentes de comida de um restaurante, por exemplo. Durante a votação da proposta, o parlamentar comemorou a decisão da Casa.

“É num momento importante , de combate à pandemia, que esta Casa mais uma vez se pronuncia , estimulando a doação de alimentos”, disse o deputado.

Segundo a proposição, fica afastada a responsabilidade civil e penal das pessoas jurídicas de direito privado que não prestam serviço público que realizarem doação de alimentos a pessoas físicas ou jurídicas. Restaurantes e outros estabelecimentos também ficam autorizados a doar o excedente produzido.

Jardim disse que o intuito do projeto é incrementar as doações de alimentos “como meio eficiente para concretizar o direito fundamental à alimentação e, concomitantemente, disseminar o princípio da solidariedade na sociedade civil”.

Leia também

Any Ortiz homenageia voluntários que resgataram vítimas das enchentes no RS

A deputada federal Any Ortiz (Cidadania-RS) presidiu, na última...

Avaliação de Lula é copo quase pela metade

NAS ENTRELINHAS Não se sabe quando o presidente da República...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (12/12/2024)

Alex Manente recebe prêmio ‘Excelência Parlamentar 2024’

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) recebeu, na última...

Lula convalesce com governo à matroca

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimiza as dificuldades do governo com o Congresso e desmentiu rumores sobre reforma ministerial.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!