Cidadania critica habeas corpus pedido por Mendonça em favor de Weintraub

Roberto Freire, que aponta “improbidade administrativa na medida”, e líderes do partido vêem na ação do ministro da Justiça uso do Estado para defender particulares

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, criticou nesta quinta-feira (28) a decisão do ministro da Justiça, André Mendonça, de entrar com um habeas corpus em favor do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e em benefício dos demais alvos do inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga fake news e ataques à Corte.

“Assim é o bolsonarismo. Hipócritas autoritários pregando liberdade. Fazem fortuna com fake news, indústria da mentira alavancada por robôs e financiada por empresários. E o Estado banca a defesa. O HC do ministro da Justiça, André Mendonça, é uma vergonha e um ato de improbidade”, apontou.

Mendonça alega garantia à “liberdade de expressão” e pretende evitar que Weintraub seja preso ou sofra alguma outra medida determinada pelo STF caso se recuse a depor. “As liberdades democráticas estão vigentes, inclusive a de imprensa, apesar dos ataques de Bolsonaro. O que o STF está fazendo é investigar crimes praticados na produção de fake news, pregação para fechar Congresso e Supremo e ameaças a autoridades”, argumentou Freire.

Inusitado

Segundo o líder do Cidadania na Câmara, deputado Arnaldo Jardim (SP), pedido de Mendonça causou entranheza.

“É inusitada a ação do ministro da Justiça, que assume papel de defensor jurídico de um outro integrante do governo. Ao nosso ver, este é um papel que caberia à AGU. É estranho o pedido de habeas corpus, absurdo, e confunde ainda mais os papéis desempenhados por altas figuras do atual governo”, criticou.

Ele ainda lamentou que, “em plena pandemia”e com “aumento recorde do desemprego e da retração da atividade econômica”, o Executivo se “dedique à defesa dos seus em detrimento da coletividade”.

A líder do Cidadania no Senado, senadora Eliziane Gama (MA), também se manifestou, em seu perfil no Twitter, e criticou a atuação do Ministério da Justiça no caso.

“O MJ assume um novo papel ao entrar com um HC para defender o ministro Weintraub e alvos de inquérito das fake news. A liberdade de expressão não pode servir de salvaguarda para o linchamento da democracia. É inadmissível um governo que patrocina ataques a outros Poderes da República”, sustentou.

O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) considerou “inaceitável” que Mendonça tenha assumido o papel de advogado particular dos investigados e disse que estudará medidas judiciais.

“É inaceitável que o Ministro da Justiça assuma o papel de advogado de quem quer que seja. Isso foge completamente de suas atribuições e onera o conjunto dos brasileiros no patrocínio de uma causa privada. Iremos buscar as medidas judiciais para coibir e punir esse abuso”, anunciou em seu perfil no Twitter.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!