Eliziane Gama defende operação de combate à fake news e rigor nas investigações

Senadora diz que notícias falsas produzidas por milícias digitais são uma grande ameaça ao estado democrático de direito (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), comentou nesta quarta-feira (27) em sua conta no Twitter a operação da PF (Polícia Federal ) que faz parte de inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal) para apurar um suposto esquema criminoso que divulga fake news e ameaças à Corte. Para ela, ações como essa faz bem à democracia para combater quem produz e divulga notícias falsas.

Segundo a parlamentar, as fake news produzidas por milícias digitais são uma grande ameaça ao estado democrático de direito.

“É preciso que o inquérito comandado pelo ministro Alexandre de Moraes aponte quem financia essa máfia e se há dinheiro público nisso. O Congresso deve tipificar e criminalizar essa conduta”, escreveu.

A PF cumpriu 29 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (27) referentes ao inquérito do STF. Policiais buscam provas nos endereços de ex-deputado, deputados federais, estaduais, jornalistas, empresários e de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Eliziane Gama também se posicionou a respeito do pedido de suspensão do inquérito do STF pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras.

“A PGR tenta paralisar a reação do próprio Judiciário aos ataques, discursos de ódio e constantes ameaças à democracia. Paralisar [o inquérito] é fortalecer a milícia digital e tentar esconder quem está por trás dessas notícias falsas”, disse a senadora.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!