Roberto Freire e Marcelo Calero: Jair Bolsonaro é especialista em falsificação da verdade

Presidente da República disse que era fake o churrasco que convocou para este sábado, dia em que o país ultrapassou a marca de 10 mil mortes por Covid-19; também neste sábado, Folha de S.Paulo mostrou que verba de publicidade do Planalto financiou sites de fake news e jogo de azar

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou neste sábado (9) que Jair Bolsonaro é um especialista em fake news e falsificação da verdade. Após anunciar um churrasco no Palácio do Alvorada a ser realizado hoje, quando o país passou a marca de 10 mil mortos vítimas de Covid-19, o presidente recuou e disse que a informação era “fake”. A “festinha” vinha sendo chamada nas redes sociais de “churrasco da morte”.

“Um irresponsável, beirando a insanidade e que, de forma infame, usa de fake news no momento em que vivemos uma tragédia”, criticou. “No dia em que a Folha revelou publicidade oficial – canetada pelo Planalto – em sites de fake news, Bolsonaro recuou do seu infame churrasco da morte: era fake, segundo ele. É especialista em falsificação da verdade”, completou Freire.

O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) também condenou a atitude de Jair Bolsonaro.

“O Presidente da República, em meio a uma pandemia que já ceifou mais de 10 mil vidas brasileiras, mostra mais uma vez sua estratégia de desinformação: conta uma verdade, e diante da má repercussão mesmo entre sua seita, diz que era “fake”. Não passa mesmo de um canalha irresponsável”, apontou.

A reportagem do jornal Folha de S.Paulo a qual Freire se referiu informa que dinheiro público foi usado para veicular propaganda da reforma da Previdência em sites de fake news e jogo do bicho e um canal do YouTube que promove a imagem de Bolsonaro. Os dados constam de planilhas que a própria Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom) enviou para a Controladoria Geral da União (CGU).

“É uma grave denúncia. Bolsonaro usa dinheiro público pra bancar sites amigos e até de jogos de azar numa teia de crimes, robôs, mentiras e fake news. Dinheiro real que falta a pessoas reais, morrendo de doenças reais, como a Covid-19, em hospitais sem leitos e respiradores”, disse o presidente nacional do Cidadania.

Luto

A Liderança do Cidadania na Câmara, por iniciativa do líder Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), manifestou luto pelos 10 mil mortos na pandemia do novo coronavírus e se solidarizou com os familiares que perderam entes queridos nesta tragédia. Em peça divulgada no Twitter, o partido diz que “nossa bandeira é a vida”. “O Brasil está de luto. Nós seguimos lutando”, completa o material.

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!