Projeto do Cidadania no Senado pede suspensão de portaria que revoga controle de armas e munição

Para senadores do partido, Bolsonaro extrapolou competência e colocou em risco a segurança da população fortalecendo a atuação de milícias e facções criminosas (Foto: Reprodução)

A bancada do Cidadania no Senado protocolou um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da Portaria n° 62 do Colog (Comando do Exército Brasileiro) que revogou outras três portarias que dispunham sobre o rastreamento de armas de fogo e munição no País.

De acordo com presidente Jair Bolsonaro, a revogação foi decidida em função de as medidas “não se adequarem” a diretrizes definidas por ele. O filho do mandatário, deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), chegou a alegar nas redes sociais que as regras implantadas pelo Colog limitavam a importação de armas e munições.

Para a bancada, a portaria “trata-se-ia de poder discricionário do Exército, não fosse a grave interferência do presidente da República em âmbito de atuação exclusivo” do Exército.

Os senadores citam no projeto o ofício da Procuradora da República Raquel Branquinho pedindo a abertura de investigação sobre a “atuação ilícita do presidente”, e o despacho administrativo do Ministério Público Federal, no qual é apontado ainda mais efeitos nocivos à sociedade da portaria.

“Nota-se, portanto, que o presidente da República extrapolou as competências que lhe são constitucionalmente atribuídas, colocando em risco a segurança da população e fortalecendo a atuação de milícias e facções criminosas [com a revogação da portaria] “, argumentam os senadores Alessandro Vieira (SE), Eliziane Gama (MA) e Jorge Kajuru (GO) na justificativa do projeto de decreto legislativo.

Tramitação

Como as comissões permanentes do Senado não estão funcionando neste período de quarentena da Covid-19, apenas o plenário em sessões remotas, cabe ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM), designar um relator para o projeto e pauta-lo para votação.

A Portaria n° 62 foi baixada pelo general de Exército Laerte de Souza Santos, no dia 17 de abril, com o objetivo de revogar as Portarias n° 46, 60 e 61, também do Colog.

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!