Eliziane Gama sugere mudança na sessão remota do Senado

A parlamentar quer que seja reservado um espaço de 30 minutos antes das votações de projetos para a comunicação das lideranças partidárias (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), apresentou uma questão de ordem nesta segunda-feira (27) sugerindo que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), promova mudança na estrutura das sessões remotas durante a pandemia do novo coronavírus.

A parlamentar quer que seja reservado um espaço de 30 minutos antes das votações de projetos para a comunicação das lideranças partidárias, que ficou prejudicada com a instituição das sessões por videoconferências.

“O Parlamento faz o controle democrático do poder político e para se constituir numa atividade importante, é necessário a manifestação dos partidos que compõem o Senado Federal nos mais diversos temas neste momento de crise na economia, na saúde e na política”, afirmou Eliziane Gama.

A senadora ressalta, no entanto, que ausência do expediente não deve ser creditada à Mesa Diretora dos trabalhos, mas que a instituição do espaço pode melhorar as sessões remotas.

“Apreciar matérias é apenas umas das competências do Parlamento no Estado Democrático de Direito”, lembra Eliziane Gama, ao destacar a importância da comunicação das lideranças partidárias.

Parlamento e sociedade

Eliziane Gama apresentou um projeto de resolução (PRS 16/2020) que determina a nomeação de um senador de cada comissão permanente do Senado para acompanhar as sugestões e críticas da sociedade à propostas emergenciais do período de calamidade pública da Covid-19, no período em que o Senado, a Câmara e o Congresso Nacional estão deliberando em sessões remotas.

VEJA TAMBÉM

https://cidadania23.org.br/2020/04/17/projeto-de-eliziane-gama-determina-acompanhamento-de-sugestoes-da-sociedade-durante-a-pandemia/

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!