Arnaldo Jardim diz que Brasil tem exemplos a dar no combate a mudanças climáticas

Deputado do Cidadania de São Paulo cita o RenovaBio como “o mais formidável instrumento para cuidar dos biocombustíveis” (Foto: Robson Gonçalves)

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) lamentou o resultado “frustrante” da 25ª Conferência do Clima (COP-25) da Organização das Nações Unidas, que terminou neste domingo (16), em Madri, e disse, em pronunciamento no plenário da Câmara, que o Brasil tem exemplos a oferecer ao mundo em termos de políticas para combater as mudanças climáticas.

“Um deles é o RenovaBio, o mais formidável instrumento para, de forma inovadora, cuidar dos biocombustíveis”, afirmou.

O RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustível a ser desenvolvida pelo governo a partir de janeiro de 2020. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o principal instrumento do RenovaBio é o estabelecimento de metas nacionais anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, de forma a incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transportes do país.

A política pública foi aprovada pelo Congresso Nacional e tem o objetivo de expandir a produção de biocombustíveis no Brasil. É baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado.

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!