“Novo AI-5”: Bancada do Cidadania no Senado apresenta voto de censura a Eduardo Bolsonaro

Eliziane Gama diz que a medida está prevista no artigo 222 do Regimento Interno e representa a opinião da Casa quando aprovada pelo plenário (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A bancada do Cidadania vai protocolar requerimento solicitando voto de censura no Senado Federal ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) por sua manifestação contra o Estado Democrático de Direito, depois da declaração do parlamentar de que caso haja uma radicalização da esquerda no Brasil a saída seria um “novo AI-5”. O Ato Institucional número 5 foi decretado em 1968 durante o governo do presidente Artur da Costa e Silva e considerado com marco que inaugurou o período mais sombrio da ditadura militar (1964-1985) no País.

O voto de censura está previsto no artigo 222 do Regimento Interno e representa a opinião da Casa quando aprovado pelo plenário.

Na opinião da líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), o filho do presidente Bolsonaro presta um desserviço à democracia. Eduardo Bolsonaro disse em entrevista à jornalista Leda Nagle que “se a esquerda radicalizar, vamos precisar dar uma resposta e uma resposta pode ser via AI-5, via plebiscito, como foi feito na Itália… alguma resposta tem que ser dada”.

Eliziane disse que a ameaça ao País com um novo AI-5 é uma “manifestação torpe e um atentado à democracia”.

“É inaceitável que um filho do presidente, com mandato parlamentar, ao se sentir acuado, decida recorrer a receituário de ditadores. O Brasil não é uma republiqueta ou uma propriedade familiar”, afirmou.

AI-5 e a ditadura

O Ato Institucional 5 resultou na perda de mandatos de parlamentares contrários aos militares, intervenções ordenadas pelo presidente nos municípios e estados e também na suspensão de garantias constitucionais que eventualmente resultaram na institucionalização da tortura, usada como instrumento pela ditadura.

Leia também

Cidadania abre 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças em Brasília

Evento reúne jovens de todo o Brasil para quatro...

TRE mantém Dr. Leônidas na Alep e reforça legalidade da atuação do Cidadania no processo eleitoral

Decisão reafirma segurança jurídica na composição da bancada estadual O...

Cidadania aprova início de tratativas para federação com o PSB

Executiva Nacional decide por unanimidade abrir diálogo com o...

Renata Bueno lança novo site para fortalecer a conexão entre Brasil e Itália

Renata Bueno, primeira deputada ítalo-brasileira no Parlamento Italiano, acaba...

Cidadania/PR avança com novas filiações e consolida projeto para 2026

Com informações de Yuri Augusto Raysel Rodrigues No último sábado...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!