“Novo AI-5”: Bancada do Cidadania no Senado apresenta voto de censura a Eduardo Bolsonaro

Eliziane Gama diz que a medida está prevista no artigo 222 do Regimento Interno e representa a opinião da Casa quando aprovada pelo plenário (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A bancada do Cidadania vai protocolar requerimento solicitando voto de censura no Senado Federal ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) por sua manifestação contra o Estado Democrático de Direito, depois da declaração do parlamentar de que caso haja uma radicalização da esquerda no Brasil a saída seria um “novo AI-5”. O Ato Institucional número 5 foi decretado em 1968 durante o governo do presidente Artur da Costa e Silva e considerado com marco que inaugurou o período mais sombrio da ditadura militar (1964-1985) no País.

O voto de censura está previsto no artigo 222 do Regimento Interno e representa a opinião da Casa quando aprovado pelo plenário.

Na opinião da líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), o filho do presidente Bolsonaro presta um desserviço à democracia. Eduardo Bolsonaro disse em entrevista à jornalista Leda Nagle que “se a esquerda radicalizar, vamos precisar dar uma resposta e uma resposta pode ser via AI-5, via plebiscito, como foi feito na Itália… alguma resposta tem que ser dada”.

Eliziane disse que a ameaça ao País com um novo AI-5 é uma “manifestação torpe e um atentado à democracia”.

“É inaceitável que um filho do presidente, com mandato parlamentar, ao se sentir acuado, decida recorrer a receituário de ditadores. O Brasil não é uma republiqueta ou uma propriedade familiar”, afirmou.

AI-5 e a ditadura

O Ato Institucional 5 resultou na perda de mandatos de parlamentares contrários aos militares, intervenções ordenadas pelo presidente nos municípios e estados e também na suspensão de garantias constitucionais que eventualmente resultaram na institucionalização da tortura, usada como instrumento pela ditadura.

Postagens Recomendadas

Nenhum comentário ainda, mostre que você tem voz!


Adicione um comentário