Conscientização e respeito neste 1º de Outubro: Dia Mundial do Idoso no #ProgramaDiferente

Neste Dia Mundial do Idoso, vale a pena rever a entrevista do teólogo, filósofo, escritor e professor universitário Leonardo Boff, além da sua palestra ministrada no Sesc Pinheiros, encerrando a “Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, com o tema “Em 2050 seremos muitos: o cuidado começa agora” e a conferência “Cuidado: maneira amorosa de se relacionar com os outros”.

O nosso objetivo é incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas. Por isso, os cidadãos e os governantes devem estar cientes das responsabilidades de cada um, que vão desde o respeito e auxílio aos indivíduos de mais idade, até políticas e estratégias (nos variados setores) que garantam que as pessoas tenham um envelhecimento com qualidade de vida e dignidade.

Maior expoente da Teologia da Libertação no Brasil, Leonardo Boff foi entrevistado com exclusividade pelo #ProgramaDiferente exatamente no dia em que completou 50 anos da sua partida para fazer doutorado em Teologia e Filosofia na Alemanha, na Universidade de Munique, onde passou cinco anos.

Nesta entrevista, Leonardo Boff conta um pouco da sua trajetória como religioso e intelectual e mostra entusiasmo com o Papa Francisco, que “tem a ternura de São Francisco e o rigor de um jesuíta”, além de introduzir “uma ruptura com a velha cristandade européia e abrir o horizonte como nenhum outro papa abriu”.

Ele também fala do papel da Igreja num Estado Laico, de política, democracia, ideologia, esquerda x direita, economia global, extremismo religioso, fundamentalismo, violência e da onda conservadora que desponta no mundo. Faz ainda uma defesa apaixonada do meio ambiente.

Critica o PT, que “se deixou contaminar pelo poder e perdeu a sua vinculação orgânica com a base”, mas também “as forças poderosas, as grandes corporações multinacionais que pressionam os governos e não querem as políticas sociais”.

Veja abaixo o programa especial do idoso. Se preferir, para desespero dos haters das redes sociais que tentam impor um index de pensadores que devem ser censurados, você também pode rever aqui a íntegra da entrevista de Leonardo Boff e a íntegra da palestra sobre o cuidado com os idosos.

Leia também

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!