Paula Belmonte repudia retirada de nomes do relatório da CPI do BNDES

Parlamentar também denunciou manobras de partidos de oposição, como a troca de membros da comissão

A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), vice-presidente da CPI do BNDES, classificou de “lamentável” a decisão do relator da comissão, Altineu Côrtes (PL-RJ) de retirar do seu parecer nomes que estavam elencados para pedidos de indiciamentos, como os dos ex-presidentes Lula e Dilma. O parlamentar disse que estava tomando essa atitude para tentar aprovar o relatório.

Segundo a deputada, o envolvimento das pessoas incluídas no relatório com ilícitos no BNDES é inquestionável, “não só por materialidade de fatos e documentos, mas também por depoimentos, sigilosos ou não”. “Não aceitamos a retirada desses nomes. Queremos que eles sejam inseridos no relatório novamente”, defendeu.

O deputado Fabiano Tolentino (Cidadania-MG) se disse triste por causa da retirada dos nomes pelo relator. “Tínhamos que ir até o final”, disse a Altineu Côrtes. “Quem não concorda com o texto, é só não votar a favor. Tirar nomes de quem lesou o país é um absurdo”, desabafou. Além de Lula e Dilma, o documento pede o indiciamento de mais 70 pessoas.

Manobras protelatórias

Paula Belmonte denunciou manobras usadas por partidos de oposição, principalmente PT e PSOL, para prejudicar a votação do relatório final. Além de protelar a votação, os partidos promoveram a troca de membros da comissão. Deputados petistas declararam que não queriam que a CPI tivesse relatório.

A parlamentar do Cidadania lembrou que a CPI trabalhou por três meses e está com documentos públicos e sigilosos que mostram indícios de crimes envolvendo o dinheiro público no banco de desenvolvimento. Os deputados tentaram votar o relatório nas reuniões da comissão de terça e quarta. Sem sucesso. “Estão fazendo uma brincadeira com o povo brasileiro”, denunciou Paula Belmonte.

Voto em separado

Paula Belmonte apresentou voto em separado no qual pediu o indiciamento da deputada Gleisi Hoffmann (PT-SC), que é presidente do PT e mulher do ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. Segundo a parlamentar do Cidadania, ela recebeu dinheiro ilícito do marido, conforme demonstram depoimentos colhidos pela CPI. A parlamentar incluiu no rol funcionários do BNDES porque, de acordo com sua justificativa, eles figuraram em vários contratos que geraram prejuízos ao banco.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!