Comissão aprova pedido de Arnaldo Jardim para realizar debate sobre abertura comercial do Brasil

A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (18), requerimento do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) que prevê a realização de debate sobre os impactos, na érea da indústria, da abertura comercial que o Brasil vem experimentando. Recentemente, o Mercosul, bloco do qual o país faz parte, assinou acordo com a União Europeia e, conforme ressaltou Jardim, “há notícias de que estamos discutindo um acordo comercial com os Estados Unidos”.

O parlamentar disse que é favorável à maior integração internacional do Brasil, mas alertou que esse processo deve ser feito com cuidado para não comprometer setores da indústria nacional.

“Não sou daqueles protecionistas, nem defendo artificialismos que com o tempo trazem mais danos à economia do que uma proteção momentânea, mas isso deve ser gradativo”, observou o deputado.

Para Jardim, os benefícios dos acordos comerciais são bem-vindos, mas são necessárias também salvaguardas e um ritmo determinado.

Convidados

Dentre os convidados para a audiência pública na comissão estão representantes da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos); da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo); da CNI (Confederação Nacional da Indústria); do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada); da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química); e da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções).

Leia também

Toffoli embanana julgamento do porte de maconha

Presidente do Supremo, Barroso fez questão de esclarecer que o STF considera, “tal como a legislação em vigor”, que o porte e consumo pessoal de drogas são atos ilícitos.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (21/06/2024)

A profissão do brasileiro é mesmo a esperança

Na pesquisa sobre governo Lula, 40% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do país vai melhorar, ante 28% que preveem piora.

Encontro G7 na Puglia: um marco histórico de cooperação internacional

Renata BuenoNo último final de semana, a região da...

Jardim preside debate sobre a importância da energia nuclear no cenário global

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) presidiu nesta quarta-feira...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!