Alessandro Vieira apresenta relatório favorável ao uso da maconha medicinal no País

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou relatório favorável a uma sugestão legislativa sobre o uso da maconha medicinal e do cânhamo industrial. O texto, que vai ser analisado quinta-feira (26) pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, é mais enxuto do que a proposta original apresentada pela Reduc (Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos), com 133 artigos.

Caso seja aprovada, a sugestão legislativa será transformada em projeto de lei, passando a tramitar no Senado. Alessandro Vieira acredita que o debate deve ser travado apenas no campo científico, e não moral, já que não se trata da aprovação do uso recreativo da maconha, que não conta com o seu apoio, mas da regulamentação da fibra da planta com menor concentração de tetrahidrocanabinol e, por isso, sem ação psicoativa relevante.

O relatório do senador do Cidadania submete a produção, a distribuição, o transporte e a comercialização da cannabis medicinal ao regime de vigilância sanitária, sendo previsto monitoramento da cadeia produtiva e do mercado.

O texto prevê, ainda, que as normas com relação ao plantio, à cultura e à colheita do cânhamo industrial sejam de responsabilidade de uma autoridade agrícola dos estados.

Leia também

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/06/2024)

Equilíbrio fiscal: um desafio global

A IFI - Instituição Fiscal Independente brasileira participou do...

Universidade não é fábrica

A greve pode ser legítima, mas não é compatível...

O supremacismo branco disfarçado na política

Uma das causas é a dificuldade dos candidatos negros de acessarem recursos para suas campanhas eleitorais e, consequentemente, se elegerem.

Toffoli embanana julgamento do porte de maconha

Presidente do Supremo, Barroso fez questão de esclarecer que o STF considera, “tal como a legislação em vigor”, que o porte e consumo pessoal de drogas são atos ilícitos.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!