Comissão aprova pedido de Arnaldo Jardim para realizar debate sobre abertura comercial do Brasil

A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (18), requerimento do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) que prevê a realização de debate sobre os impactos, na érea da indústria, da abertura comercial que o Brasil vem experimentando. Recentemente, o Mercosul, bloco do qual o país faz parte, assinou acordo com a União Europeia e, conforme ressaltou Jardim, “há notícias de que estamos discutindo um acordo comercial com os Estados Unidos”.

O parlamentar disse que é favorável à maior integração internacional do Brasil, mas alertou que esse processo deve ser feito com cuidado para não comprometer setores da indústria nacional.

“Não sou daqueles protecionistas, nem defendo artificialismos que com o tempo trazem mais danos à economia do que uma proteção momentânea, mas isso deve ser gradativo”, observou o deputado.

Para Jardim, os benefícios dos acordos comerciais são bem-vindos, mas são necessárias também salvaguardas e um ritmo determinado.

Convidados

Dentre os convidados para a audiência pública na comissão estão representantes da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos); da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo); da CNI (Confederação Nacional da Indústria); do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada); da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química); e da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções).

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!