Vendas do comércio sobem 1,1% entre junho e julho

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta quarta-feira (11), a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) que aponta crescimento de 1% das vendas do setor na passagem de junho para julho. Apesar de baixo, os dados representam o terceiro resultado positivo do índice, que já acumula alta alta de 1,6% no acumulado de 12 meses.

O volume de vendas também apresentou alta de 0,5% na média móvel trimestral, 4,3% na comparação com julho do ano passado e 1,6% no acumulado do ano.

No período analisado,  sete das oito atividades pesquisadas tiveram alta nas vendas, com destaque para supermercados, alimentos, bebidas e fumo (1,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%).

A PMC também registrou alta nos tecidos, vestuário e calçados (1,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,7%), combustíveis e lubrificantes (0,5%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%).

As quedas foram registradas nas atividades de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação teve queda em julho (-1,6%).

Ao analisar o varejo ampliado, houve crescimento nos setores setores de veículos e materiais de construção, o volume de vendas cresceu 0,7% e materiais de construção com crescimento positivo de 1,1%. As atividades de veículos, motos e peças recuou 0,9%.

O varejo ampliado registrou crescimentos de 0,5% na média móvel trimestral, 7,6% na comparação com julho de 2018, 3,8% no acumulado do ano e 4,1% no acumulado de 12 meses. (Com informações do IBGE e agências de notícias)

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!