Pesquisa do IBGE revela que taxa de desemprego no segundo trimestre foi de 12%

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou, nesta quarta-feira (31), por meio da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – Contínua) que o País registrou leve queda do desemprego de 0,7% no trimestre encerrado em Julho de 2019 ficando em 12%. No período anterior – que compreende os meses de janeiro, fevereiro e março – a taxa de desocupação foi de 12,7%.

A taxa de subutilização da mão de obra também apresentou queda e ficou em 24,8%. No trimestre anterior a taxa chegou a 25%. Quando comparado aos mesmos período no ano passado a subutilização foram, respectivamente, 12,4% e 25,5%.

Atualmente no País existem 12,8 milhões de pessoas sem trabalho e 287,4 milhões que trabalham menos horas do que poderiam. Já o rendimento real habitual apresentou queda de 1,3% saindo de R$ 2.321 no primeiro trimestre de 2019 para R$ 2.290 no segundo.

Ao analisar o número de desalentados, ou seja, pessoas que desistiram de procurar trabalho, se manteve o recorde no percentual da força de trabalho com 4,4%, ou, 4,9 milhões de pessoas. (Com informações do IBGE e agências de notícias).

Leia também

Cidadania define critérios de distribuição do fundo eleitoral

A Executiva Nacional do Cidadania definiu neste sábado os...

Nota de repúdio – Não ao PL que criminaliza as vítimas de estupro

A Secretaria Nacional de Mulheres do Cidadania - M23...

M23 de Minas gerais realiza encontro neste sábado

O M23 Cidadania de Minas Gerais realiza neste sábado...

Valdemar é o artífice da aliança com Lira e Pacheco

Quando se olha para o tabuleiro político, o que se vê é a forma eficiente como os aliados do ex-presidente Bolsonaro operam posições estratégicas no Congresso.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (14/06/2024)

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!