No Itamaraty, Alex Manente defende mais investimentos para o Brasil

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) esteve nesta quinta-feira (4) em reunião com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Na ocasião, defendeu o fortalecimento do Brasil como polo de investimentos e a maior abertura econômica do País.

O parlamentar se apresentou como secretário de Relações Internacionais da Câmara e se colocou à disposição do Itamaraty para colaborar na agenda de política externa e para contribuir para melhorar o trabalho conjunto entre o Palácio do Planalto e o Poder Legislativo.

“Os diálogos têm de ser sempre em busca do desenvolvimento do Brasil”, afirmou Manente.

O chanceler e o deputado concordaram com a necessidade de maior abertura econômica e integração do Brasil às cadeias globais de valor, fortalecendo o País como polo de investimentos na região.

Acordo Mercosul e União Europeia

O acordo recém-firmado entre o Mercosul e a União Europeia também foi pauta do encontro. O ministro expressou que a parceria entre os dois blocos reflete a política externa do atual governo, de liberalização econômica, sendo um grande passo para inserção do Brasil e da região latina no mercado de investimento externo e fomento do intercâmbio comercial entre mais de 30 países.

O acordo prevê que 92% das exportações do Mercosul para a UE sejam isentadas de impostos em um período de 10 anos. E as exportações da UE terão suas tarifas retiradas sobre 91% dos produtos para o Mercosul, no período de 10 a 15 anos. O novo modelo deve entrar em vigor em dois anos, após aprovação do Parlamento Europeu e do Congresso dos países do Mercosul.

Sobre o processo de entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Ernesto Araújo demonstrou postura confiante de que o País concluirá sua entrada em breve. (Com informações da Assessoria do Parlamentar)

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!