Entidades promovem, nesta terça-feira, manifestação pela aprovação do projeto do censo do autista

Entidades que lutam pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) promoverão, nesta terça-feira (02), em Brasília, manifestação pela aprovação do projeto (PLC 139/2018), de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que determina a inclusão, nos censos demográficos, de informações específicas sobre pessoas com autismo. O evento será, a partir das 9h, em frente à Biblioteca do Senado Federal.

Participam da manifestação Comunidade Pró-Autismo, Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), Associação Amigos dos Autistas-DF, Anjos Azuis, Capricha na Inclusão, entre outras.

O projeto sobre o censo do autismo estava pronto para ser votado pelo plenário do Senado, mas foi encaminhado, semana passada, para a análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apresentou requerimento para que o projeto seja debatido em audiência pública.

“O projeto precisa ser votado rapidamente para que os dados sobre a população autista sejam incluídos no próximo censo demográfico do IBGE”, defendeu Zanotto.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição resultante de uma complexa desordem no desenvolvimento cerebral. Engloba o autismo, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado. Acarreta modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo. No Brasil, os dados são imprecisos.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!