No Ministério da Economia, Rubens Bueno busca solução para crise nos Ipem’s

Uma solução para a crise que atinge os institutos de pesos e medidas (Ipem’s) de todo o País e que pode prejudicar a fiscalização da qualidade de produtos vendidos ao consumidor começou a ser discutida nesta quarta-feira (29), em Brasília, durante reunião na Secretaria especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia. A ideia é buscar uma saída para rever os critérios do contingenciamento de recursos determinado pelo governo federal, que já provoca demissões nos órgãos que mantém convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR), que participou da reunião no Ministério da Economia com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos da Costa, ressaltou que os Ipem’s são essenciais para o controle da qualidade dos produtos que circulam pelo país e que geram receita para o governo, já que parte das taxas cobradas por seus serviços vão para o caixa da união. Também estiveram no encontro parlamentares de vários estados, representantes dos Ipem’s, e a presidente do Inmetro, Ângela Furtado.

“Há um sentimento de paralisia geral. Se nada for feito em curto prazo há risco de que grande parte dos serviços desses órgãos, que são o braço da fiscalização do Inmetro nos estados, fique comprometida. O prejuízo será do consumidor e daqueles que querem qualidade na produção, na venda e na comercialização”, alertou o deputado.

Após ouvir parlamentares e representantes dos Ipem’s, o secretário Carlos da Costa afirmou que inicialmente é preciso resolver a questão de curto prazo. Nesse sentido, vai verificar junto ao Ministério da Economia a possibilidade de rever o contingenciamento dentro do sistema que envolve o Inmetro e os Ipem’s. Já a médio prazo, disse que também é possível rediscutir o modelo de financiamento.

O secretário pediu aos presentes um prazo de uma semana para buscar uma solução para o caso e depois apresentar as medidas que podem ser tomadas.

Leia também

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!