Previdência: Daniel Coelho protocola emenda que retira servidores municipais e estaduais da reforma

Texto é de Daniel Coelho e conta com apoio de parlamentares de quase todos os partidos na Casa

Caberá a governadores e prefeitos apresentarem e aprovarem nas respectivas casas legislativas projetos para alterarem a reforma da Previdência de seus servidores públicos. É o que propõe emenda protocolada pelo líder do Cidadania na Câmara, deputado federal Daniel Coelho (PE), na comissão especial que analisa a PEC da mudança nas aposentadorias do brasileiros.

O parlamentar conseguiu 191 assinaturas (20 a mais do que o necessário) e entrou ontem (28) à noite com a emenda no colegiado.

De acordo com a proposta de Daniel Coelho, as alterações ao sistema atual de previdência valerão apenas para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos federais.

O objetivo da emenda é transferir para governadores, prefeitos, deputados estaduais e vereadores a responsabilidade de se articularem para alterarem as regras de seus funcionários públicos.

Parlamentares registram que diversos governadores e prefeitos dizem ser contra a reforma da previdência, em tramitação no Congresso, no entanto, reservadamente, defendem as alterações por enfrentarem problemas financeiros no fundo de previdência de seus respectivos servidores.

“Acreditamos que haverá evidente restrição à liberdade de legislar dos entes federados caso o texto da PEC 6, de 2019 seja mantido por entender que cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios estabelecerem os respectivos regimes próprios de previdência social. Afinal, será atribuída aos entes da federação a obrigação de arcarem com os encargos correspondentes, razão pela qual é salutar que eles próprios legislem sobre o tema, considerando suas reais possibilidades e disponibilidades financeiras”, diz a justificativa da emenda do líder do Cidadania.

Leia também

Comissão Executiva Nacional do Cidadania23 realiza reunião ordinária

A Comissão Executiva Nacional do Cidadania23 se reuniu nesta...

Nota de Pesar: Myrthes Bevilacqua

O Cidadania lamenta profundamente o falecimento de Myrthes Bevilacqua...

A democracia prevalece

O Cidadania, que constrói sua trajetória política na luta...

CONVOCAÇÃO – CONGRESSO MUNICIPAL DO CIDADANIA DE ALAGOINHAS – Bahia

Prezados filiados, informamos que, para melhor acomodar a agenda...

Cidadania/RJ anuncia apoio à pré-candidatura do prefeito Eduardo Paes ao governo.

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, anunciou apoio...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!