Previdência: Daniel Coelho protocola emenda que retira servidores municipais e estaduais da reforma

Texto é de Daniel Coelho e conta com apoio de parlamentares de quase todos os partidos na Casa

Caberá a governadores e prefeitos apresentarem e aprovarem nas respectivas casas legislativas projetos para alterarem a reforma da Previdência de seus servidores públicos. É o que propõe emenda protocolada pelo líder do Cidadania na Câmara, deputado federal Daniel Coelho (PE), na comissão especial que analisa a PEC da mudança nas aposentadorias do brasileiros.

O parlamentar conseguiu 191 assinaturas (20 a mais do que o necessário) e entrou ontem (28) à noite com a emenda no colegiado.

De acordo com a proposta de Daniel Coelho, as alterações ao sistema atual de previdência valerão apenas para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos federais.

O objetivo da emenda é transferir para governadores, prefeitos, deputados estaduais e vereadores a responsabilidade de se articularem para alterarem as regras de seus funcionários públicos.

Parlamentares registram que diversos governadores e prefeitos dizem ser contra a reforma da previdência, em tramitação no Congresso, no entanto, reservadamente, defendem as alterações por enfrentarem problemas financeiros no fundo de previdência de seus respectivos servidores.

“Acreditamos que haverá evidente restrição à liberdade de legislar dos entes federados caso o texto da PEC 6, de 2019 seja mantido por entender que cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios estabelecerem os respectivos regimes próprios de previdência social. Afinal, será atribuída aos entes da federação a obrigação de arcarem com os encargos correspondentes, razão pela qual é salutar que eles próprios legislem sobre o tema, considerando suas reais possibilidades e disponibilidades financeiras”, diz a justificativa da emenda do líder do Cidadania.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!