O aumento dos casos de dengue em todo o País será alvo de debate na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira. O requerimento, de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), poderá ser votado nesta terça-feira (30) pelo colegiado.
No documento, a parlamentar manifesta preocupação com o crescimento da doença e com o número de óbitos causados pela dengue.
“É importante ouvir o secretário para sabermos quais são as medidas e ações do ministério para frear o avanço da doença, bem como para intensificar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya”, afirmou a coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Saúde no Congresso Nacional na justificativa do requerimento.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos prováveis de dengue no Brasil, até fevereiro deste ano, cresceu 149 por cento, mais que dobrou em comparação ao mesmo período de 2018.
Quando verificado a incidência, em 2019, os casos chegam a 26,3 por 100 mil habitantes. Ainda segundo a pesquisa, o número de óbitos pela doença teve aumento de 67 por cento.