Governo dará atenção a quilombolas em área da base de Alcântara, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nesta quinta-feira (04), em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que o governo federal dará atenção para que não haja dano às comunidades quilombolas que atualmente ocupam a área onde está localizada a base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão. Segundo Vieira, a questão dos quilombolas na área também deverá ser analisada pelo Congresso Nacional.

O questionamento da situação da comunidade quilombola foi feito pela líder do Cidadania na Casa, Eliziane Gama (MA), ao perguntar para o ministro quais seriam as vantagens que o Brasil e o estado do Maranhão terão no acordo firmado com os Estados Unidos para o uso da base com fins comerciais.

A senadora quis saber também se o governo do Maranhão será chamado para debater o acordo, que ainda depende da aprovação do Congresso.

Eliziane perguntou ainda ao ministro sobre a situação dos médicos cubanos do programa Mais Médicos, da demissão do diplomata Paulo Roberto de Almeida, das polêmicas em relação à mudança de conceitos históricos defendida pelo governo Bolsonaro, e do posicionamento do Executivo quanto ao Mercosul.

A líder do Cidadania também ponderou a Ernesto Vieira que atitudes do governo federal em sua política internacional podem internalizar conflitos que não são da sociedade brasileira.

Leia também

Edital de Convocação de Reunião Extraordinária do Diretório Nacional

OFÍCIO Nº 01/PRES.NAC/CIDADANIA/2026. Brasília/DF, 7 de janeiro de 2026. EDITAL DE...

Nota do Cidadania

REGIONAL O Cidadania acompanha com atenção e preocupação o momento...

Nota do Cidadania

MASTERGATE 1º de fevereiro, Av. Paulista, São Paulo O Cidadania vem...

Roberto Freire afirma que Lula não é imbatível e relembra riscos de 2022

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que...

Trump/Monroe e o Big Stick

O caráter ditatorial do regime de Nicolás Maduro sempre...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!